No artigo “Controle e Prevenção do Stress”, publicado neste blog, explicamos como é possível realizar o gerenciamento do stress por meio da gestão do tempo, atividade física, cuidados com relaxamento corporal e qualidade do sono, expressão e compartilhamento de afetividade, assertividade, alimentação equilibrada e mudança de paradigmas/formas de pensar.
A proposta para o artigo de hoje é focarmos em algumas dicas que nos ajudam na gestão do tempo.
“Por que é importante aprendermos a fazer a gestão do tempo?”
Porque a maior parte dos agentes estressores que impactam em nossa vida decorrem da dificuldade que temos em “dar conta” das responsabilidades que temos para o dia-a-dia, em comparação à frequência com que lidamos com morte ou doença na família, por exemplo. Aprender a controlar ou gerenciar o tempo faz com que tenhamos tempo suficiente para fazer tudo o que precisamos e queremos.
Um psicólogo poderá lhe ajudar a compreender qual é a relação que você tem com o tempo e os motivos pelos quais você tem dificuldade em aproveitá-lo com equilíbrio entre produtividade ideal e qualidade de vida.
Geralmente urgências são situações que mais costumam provocar em nós as reações negativas de stress. E neste sentido, precisamos compreender que no dia-a-dia vivemos dois tipos de atividades: as urgentes e as importantes.
É evidente que nada podemos fazer para controlar um imprevisto. Ele simplesmente acontece. Por exemplo: você aguarda com a antecedência necessária que o ônibus chegue a tempo no ponto onde você o aguarda às 15h30 para você ir ao banco. Mas ele não passa. Um outro veículo colidiu com ele em um acidente de trânsito. Você se atrasa e não consegue chegar ao banco a tempo. Deixa de pagar uma conta e agora tem um problema. O que você poderia ter feito para controlar este imprevisto?
Neste caso, nada do que você pudesse fazer impediria o acidente de trânsito que impediu seu ônibus de chegar no horário.. Este é um exemplo de uma urgência que se estabeleceu por uma situação imprevista. O ônibus não passa no horário certo e você precisa, de imediato, encontrar uma solução alternativa para não perder o horário do expediente bancário. Por consequência, passa por esse stress desnecessário.
Por outro lado, você poderia ter se antecipado a essa possibilidade e ter se programado para tomar a sua condução do horário anterior, às 15h15.
A IMPORTÂNCIA E A NECESSIDADE DO PLANEJAMENTO
Para isso você precisaria de ter planejado com antecedência a sua saída, para evitar o atraso.
Eis aí a principal ferramenta para a gestão do tempo: o planejamento das atividades importantes ou necessárias para que elas não se tornem urgentes. É por falta dele que em nosso dia-a-dia situações comuns tornam-se urgentes. Basta algo não funcionar como o previsto. Por exemplo: se no dia 24 (uma sexta-feira) você recebeu um boleto bancário com vencimento para o dia 30 (uma quinta-feira), porque você não aproveita um momento do tempo disponível do final de semana para ir ao banco e já programar o pagamento dessa conta? Além de resolver – sem “sofrência” – o problema do pagamento do boleto bancário, você ainda poderá fazer desta ida à cidade um passeio e usufruir dele ao tomar um sorvete! Uhmmmm! Prefiro os de chocolate 🙂
PLANEJAMENTO DE ATIVIDADES IMPORTANTES
Não tem jeito. Atividades urgentes precisam de atenção imediata. E ter que administrar muitas situações urgentes ao longo de um dia ou de uma semana, estressa!
Para prevenir o stress, a ideia aqui é resolver logo as atividades importantes para que você dê conta delas sem que elas se transforme em urgente ou se torne de urgente em uma situação problema. A solução para isso é simples, mas muitos possuem dificuldade: fazer uso correta de uma agenda!
Com o uso de uma agenda – que pode ser uma simples agenda impressa ou um app do seu smartphone – você distribui ao longo dos dias da sua semana o dia e a hora que você vai dar conta dessa e daquela atividade importante. Se fizer isso conforme seu plano, tudo ótimo. Mas se algo der errado e você não conseguir realizar naquele momento, sua atividade importante terá se transformado em uma urgência, é verdade, mas você ainda terá tempo suficiente para dar conta dela antes que a urgência se transforme em um problema.
COMBATE AOS DESPERDIÇADORES DO SEU TEMPO
Você terá maior ou menor dificuldade em realizar suas atividades no momento planejado quanto mais ou menos você desperdiça o seu tempo.
De acordo com o SEBRAE (veja dica de vídeo abaixo), atualmente os desperdiçadores do tempo mais comuns estão sob o nosso controle. Basta disciplina para controlá-los. São eles:
- Distrações do dia-a-dia: redes sociais, mensagens do Whats, atividades que não agregam valor ao seu trabalho
- Fazer várias atividades a mesmo tempo
- Deixar outras pessoas controlarem o seu tempo
- Não estabelecer prioridades diárias e semanais – deixar de fazer primeiro as coisas mais importantes
- Não Começar o dia com a atividade mais importante
Quando considerarmos os itens acima de 1 a 3, encontramos um grande culpado. Sabe quem é? O seu celular! Por isso, uma boa ideia para você conseguir fazer as coisas que programou é desabilite o som do seu celular. Deixe para ver redes sociais, mensagens Whats e emails em horários específicos do seu dia. É muito importante que você comece a fazer a termine cada uma de suas atividades, uma por vez. Inicia e termina uma atividade. Depois inicia e termina outra atividade. Aí você inicia e termina outra atividade. Se não fizer assim, você vai se perder no meio de tanta “iniciativa” e muito pouca “acabativa”. Capisce? (Entendeu?)
Gostaria de aprender como a lidar melhor com suas preocupações e desgaste físico e emocional? Entre em contato comigo! Como psicólogo eu poderei lhe ajudar a avaliar qual é o impacto que o estresse provoca em sua vida e auxiliar-lhe em seu manejo e controle. Conte comigo. Estou à disposição.
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Sugestão de leituras:
COVEY, Stephen. Os sete hábitos das pessoas altamente eficazes. Rio de Janeiro: Editora Best Seller, 2014.
SEBRAE. 5 dicas sobre a gestão do tempo. Video do Youtube. Disponível em <https://youtu.be/j5FCZK9yoJk>. Acesso em 29/03/2019