Livros indicados

A prática da psicoterapia – Obra Completa C. G. Jung – Volume 16/1

Esse volume apresenta os fundamentos e princípios que orientam a concepção prática da psicoterapia de Jung, seu método e como lidar com o fenômeno da transferência, a que Freud já atribuíra uma importância capital.

Breve Curso sobre Sonhos – Robert Bosnak

Este livro faz a proposta de interpretação dos sonhos embasada na teoria junguiana. O diferencial deste livro é que o autor propõe exercícios práticos que podemos fazer afim de desenvolver nossa própria habilidade de entrar em contato com nossos sonhos e, ao mesmo tempo, subsidia estratégias que podem ser utilizadas na clínica.

A vida simbólica – Obra Completa C. G. Jung – Volume 18/1

Este livro consolida uma série de escritos de Jung, dentre eles as famosas 5 Conferências ministradas na Clínica Tavistock, na Inglaterra, em 1935. Essas conferências ficaram conhecidas como “Conferências de Tavistock”. Nessa obra, são encontrada com o título “Fundamentos da Psicologia Analítica”.

Fundamentos da Psicologia Analítica – C. G. Jung – [Separata do Volume 18/1]

Este apresenta em separado apenas as famosas 5 Conferências ministradas na Clínica Tavistock, na Inglaterra, em 1935. Essas conferências ficaram conhecidas como “Conferências de Tavistock”. Nessa obra, são encontrada com o título “Fundamentos da Psicologia Analítica”. É uma alternativa de compra ao volume 18/1.

Compêndio da Cambridge sobre Jung

Nesta obra, reunem-se ensaios acadêmicos que tratam do contexto histórico da psicologia analítica, da escola junguiana clássica, da escola arquetípica, da escola desenvolvimentista, além de discorrer sobre o diálogo entre Jung e o Budismo, a crítica literária e a psicologia analítica, entre outros temas relevantes.

O mundo secreto dos desenhos – Gregg M. Furth

Desenhos espontâneos são uma das ferramentas mais eficazes e acessíveis à disposição do analista. Um desenho desses é feito em poucos minutos, com apenas um papel e alguns lápis de cor . Os desenhos podem ser feitos em qualquer lugar, desde um leito de hospital até uma sala de aula, e são tão eficazes quanto os sonhos como fonte de informação psíquica. Diferente dos sonhos, para cuja interpretação são necessários anos de treinamento intensivo do analista, interpretações válidas de desenhos espontâneos podem ser feitas por qualquer pessoa responsável e compassiva – professor, pastor, médico, etc. -, desde que ela siga com cuidado as diretrizes que o autor nos fornece. O terapeuta que trabalha com desenhos espontâneos perceberá que essa não é apenas uma ferramenta analítica muito útil, como também muito poderosa. Além disso, as pessoas gostam de desenhar e embarcarão nessa prática com um nível de entusiasmo que muitas vezes falta em outras situações terapêuticas – simplesmente porque ela toca em nossa necessidade universal de nos expressar. 

Imagens do inconsciente – Nise da Silveira

Com 271 Ilustrações, este livro é o resultado de uma longa experiência vivida em um hospital psiquiátrico. A autora, através de observação do exercício livre de atividades diversas numa seção de terapêutica ocupacional, chegou empiricamente à confirmação do conceito minoritário de que o mundo interno do esquizofrênico encerra insuspeitas riquezas e as conserva mesmo depois de muitos anos de doença. As atividades da pintura e da modelagem, principalmente, tornavam menos difícil o acesso aos conteúdos do inconsciente, permitindo que o processo psicótico, por assim dizer, se tornasse visível no seu desdobramento.

Tipos: a diversidade humana – José Jorge Zacharias

Tipos: a diversidade humana contribui para que o psicólogo, arteterapeuta, pedagogo, administrador e outros profissionais que trabalhem diretamente com seres humanos, tenham uma melhor compreensão das diferenças e da caracterização dos tipos individuais. A leitura de fácil assimilação também favorece ao leigo o autoconhecimento e o entendimento do outro. Este livro, de suma importância para a epistemologia da psicologia, está pautado sobre a teoria analítica de C. G. Jung. Zacharias apresenta as atitudes típicas da consciência: introversão e extroversão e as funções orientadoras: pensamento, sentimento, sensação e intuição de maneira clara e objetiva, estimulando o conhecimento das diferenças e das semelhanças, que nos levam a superar preconceitos, facilitando, portanto, o trabalho com relações humanas.

Os tipos psicológicos junguianos – José Jorge Zacharias

Essa obra é mais uma contribuição do analista junguiano José Jorge Zacharias para a teoria dos tipos psicológicos de C. G. Jung. Em formato de livro pequeno e de conteúdo objetivo, apresenta os fundamentos essenciais dessa tipologia. Recomendo como uma leitura inicial.

A tipologia de Jung – Marie-Louise von Franz; James Hilmann

Nesse clássico do pensamento junguiano, dois dos seus maiores representantes descrevem com clareza e profundidade conceitos relacionados à teoria dos tipos psicológicos. Na primeira parte, Marie-Louise von Franz, considerada a discípula mais inspirada e brilhante de Jung, descreve o funcionamento interior dos oito tipos psicológicos, revelando os potenciais e pontos fracos de cada um deles. A segunda parte, do renomado psicanalista norte-americano James Hillman, faz uma distinção entre o sentimento e outros atos psicológicos, refutando conceitos equivocados sobre o sentimento e esclarecendo mal-entendidos frequentes entre a anima e o complexo materno. Uma obra clássica indispensável para profissionais e estudantes, sobre uma teoria psicanalítica de vital importância para o autoconhecimento e o aperfeiçoamento das relações humanas.