Num dia desses, Roberto estava chegando perto do trabalho quando se percebeu pensando como seria sua vida se ele fosse um homem casado. Sua vida de solteiro não era ruim, mas esse negócio de não ter parada com ninguém e em lugar nenhum já o estava “empapuçando”. Será que não estava na hora dele “ajeitar a vida”? Já tinha seu carrinho… podia comprar um apartamento e fazer sua vida.

Maria, por sua vez, quando deitava-se à noite para dormir, não dormia. Ficava viajando em seus sentimentos e notava em si uma “vontadezinha” de mudar de área e trabalhar em algo diferente. Isso a deixava confusa porque gostava do que fazia… mas sentia-se cheia de vida quando sentia-se em uma carreira nova!

Douglas, por sua vez, sempre gostou de música, mas nunca pensou em cantar. Percebia sua voz muito diferente quando falava em um microfone. Mas de um tempo para cá notou que tinha vontade de aprender a tocar violão e cantar, nem que fosse para se distrair um pouco e sair da mesmice. De certo modo, até podia sentir segurando um violão no colo: o calor da madeira, o cheiro do seu verniz, a aspereza rude das cordas grossas e graves e a finura penetrante das cordas mais agudas e fininhas.

Enquanto isso, do outro lado da cidade Amélia estava vivendo uma tristeza esquisita, sem motivo nenhum. Não sentia-se plenamente encaixada no mundo. Já havia passado por poucas e boas na vida e de fato, reconhecia que muita das coisas que viveu não lhe fazia sentindo nenhum! E às vezes, essa estranheza interior a incomodava e não compreendia porque se sentia assim. Quer ser diferente, viver diferente mas não entendia bem como.

Voz interior: você sabe o que é?

    De certa maneira, todos nós já experimentamos em nossa própria vida situações como as de Roberto, Maria, Douglas e Amélia: a vivência de perceber-se mergulhado em emoções, ideias, sensações e intuição de que algo poderia ser diferente em nossa vida; de que é ou será possível viver melhor em condições diferentes das que vivemos hoje. Essa é uma vivência comum a toda a humanidade e é chamada por algumas pessoas de “voz interior”: uma ideia ou emoção que de vez em quando nos visita e nos tira das coisas da vida cotidiana e nos projeta a uma visão diferente da nossa vida, em direção um futuro diferente.

    Essa “voz” interior não se trata de uma voz que fala com a gente. É a percepção de uma ideia ou de um sentimento que nos ajuda a entender que a nossa vida não está satisfatória e que seremos mais felizes se a fizermos diferente do que é na atualidade. É sentida como um chamado interior para uma mudança de vida.

    De onde vem essa “voz “interior?

    Essa “voz” interior vem de nossa sabedoria pessoal, desenvolvida ao longo da nossa história a partir das experiências pessoais de vida e da sabedoria que nos é ensinada pela nossa família, pela nossa cultura, pela nossa religião e pela nossa sociedade. E quando ela se manifesta, é como se sentíssemos que devêssemos realizar algum projeto de vida e trabalhar para a sua realização.

    Muitas mudanças de carreira profissional se iniciaram assim. Muitas ONG´s (organizações não governamentais) se iniciaram assim. Muitas mudanças de vida (por exemplo, o casamento de Roberto) iniciaram assim. Muitas vocações religiosas se iniciaram assim. As vezes essa mudança de vida é uma coisa fácil, mas outras vezes pode ser muito difícil porque pode exigir da pessoa renúncias que ela não quer fazer.

    Como um Psicólogo pode ajudar nesse momento?

    É aí que se instala um conflito: a nossa sabedoria de vida nos pede para fazermos uma vida diferente. Mas não queremos fazer as renúncias que são necessárias ou pelo menos as tememos demais. É nesse momento que um Psicólogo pode ajudar. E muito!

    Repare que aqui a pessoa não padece de nenhum transtorno mental. É simplesmente um ser humano que sente um chamado e não sabe como realiza-lo. Por meio das entrevistas psicológicas e de técnicas de promoção do autoconhecimento um psicólogo pode ajudar pessoas a compreender exatamente do que se trata esse chamado interior, avaliar suas possibilidades e desenvolver as estratégias e ações necessárias para sua realização.

    E você? Percebe na sua vida essa “voz” interior que lhe convida a fazer uma vida diferente e feliz? Gostaria de saber como posso lhe ajudar a desenvolver seus projetos de vida? Entre em contato ! Estou à disposição.

    Gostou do artigo? Convide seus amigos para se cadastrar e também receber nossos textos. Basta visitarem o blog pelo link www.weberlimarosa.com.br/blog .

    E se quiser falar comigo, estou à disposição pelo whats (19) 98388 6096

    Abraços!