Já sabemos que a ansiedade é  um sentimento que vivenciamos no cotidiano da vida.  É um sentimento que nos impulsiona para a ação e incentiva a nossa criatividade.

Mas o que fazer quando a ansiedade nos faz sofrer? Segue aqui o que os especialistas no assunto recomendam:

USE O SEU PENSAMENTO 

Avalie se o seu sentimento está adequado ou se está exagerado, fora de contexto. Se estiver exagerado, freio nele! Com um pouco de esforço de sua parte você consegue controlar o sentimento.

Não é fácil fazer isso. Saber controlar os próprios sentimentos é uma habilidade que aprendemos com a experiencia de vida. Psicólogos utilizam técnicas que ajudam as pessoas a lidar com os sentimentos por diferentes perspectivas e a controlá-las.

Às vezes a ansiedade é tão intensa que a pessoa pode não conseguir controlar o sentimento apenas com autocontrole. Nesses casos o uso de medicamentos específicos para a ansiedade – prescritos por um médico psiquiatra – faz com que quimicamente a ansiedade diminua para patamares em que a pessoa consiga controlá-la. É nessas condições em que o tratamento médico associado com o tratamento psicológico produz os melhores benefícios para esses casos mais intensos.

FALE SOBRE O ASSUNTO 

Converse com as pessoas que você ama e que fazem parte da sua vida. Na falta delas, fale com pessoas de sua confiança. Compartilhe com elas a sua preocupação. Compartilhar os sentimentos nos alivia e nos dá outra perspectiva da vida. Essa conversa trará suporte afetivo e poderá ser mais fácil passar pelo o que provoca a sua ansiedade.

Falar com um profissional de Psicologia é muito importante neste momento. Além de oferecer um suporte afetivo o Psicólogo ajuda a pessoa a compreender os gatilhos que disparam a ansiedade e auxilia a pessoa a encontrar estratégias de lidar com ela.

USE ALGUMA FORMA DE RELAXAMENTO MENTAL.

Prestar atenção no ritmo da respiração e respirar profundamente ajuda a reduzir o ritmo do corpo e dos pensamentos e sentimentos. Com isso se obtém um relaxamento mental.

Se você pratica uma fé, faça suas orações. Isso mesmo: estudos científicos provaram que orar induz a um estado de tranquilidade e nos ajuda a compreender os sentimentos e encontrar solução para nossos problemas.

Tradições religiosas milenares propõem a seus fiéis a prática regular de alguma forma de oração repetitiva que além de expressar a fé e as crenças da respectiva religião, induzem a uma forma de relaxamento mental ou alívio emocional. Como exemplo podemos citar as orações do rosário e os mantras do induísmo e do budismo, dentre muitas outras.

Se você não pratica nenhuma fé, pode conseguir o mesmo efeito a partir de técnicas de meditação.

USE ALGUMA FORMA DE ATIVIDADE FÍSICA OU RELAXAMENTO CORPORAL.

Já ouviu a expressão “caminhar para esfriar a cabeça”? Pois é! Cansar o corpo por meio de uma atividade física nos ajuda a relaxar e ter um sono melhor. Quem dorme pouco ou dorme mal, vive mais irritado ou mais ansioso.

ALIMENTE-SE CORRETAMENTE. 

Comer “bobagens” o tempo todo nos entope de alimentos que não nos oferece os nutrientes que precisamos para um perfeito equilíbrio químico do corpo. O mesmo ocorre se não variamos o nosso cardápio. A partir dos nutrientes que consumimos é que nosso corpo produz hormônios e neurônios que impactam na ansiedade e depressão. Alimente-se saudavelmente.

No que se refere à ingestão de alimentos, buscar uma orientação com um profissional Nutricionista é importante. Há alimentos que produzem efeito estimulante e a conveniência de seu consumo deve ser avaliada. Exemplo típico é a cafeína. Apesar do nome essa substância não está presente apenas no café. O fruto do guaraná é rico em cafeína. O mesmo ocorre com o cacau, do qual é feito o chocolate nosso de cada dia.

ORGANIZE SUA VIDA. 

Não planejar as coisas que precisa fazer e não fazê-las com antecedência nos faz viver o tempo todo na urgência dos acontecimentos e nos faz viver ansiosos, preocupados. Aprenda a organizar-se.

Para isso aprender a fazer o uso de agenda é fundamental. Não importa se a sua agenda é em papel ou em versão eletrônica. O importante é que você aprenda a organizar com antecedência as atividades por exemplo, que fará na próxima semana e organize o tempo em que serão realizadas.

APRENDA A SER SINCERO DE MANEIRA ASSERTIVA

Muitas vezes queremos falar algo para alguém e não falamos. Isso nos faz ficar ansiosos e depois, chateados com a gente mesmo.

As vezes não queremos ou podemos fazer uma atividade. Mas mesmo assim, aceitamos fazer só para agradar o outro. Isso é falta de assertividade. Assertividade é a habilidade de saber dizer o que queremos de modo que as pessoas não fiquem ofendidas ou chateadas conosco.

Acredite! É uma habilidade que a gente aprende e a Psicologia pode ajudar nessa aprendizagem.

E aí? O que achou destas recomendações?

Se gostou deste artigo, compartilhe com seus amigos e escreva seus comentários. Estou à disposição.

E se quiser acompanhar as publicações que faço na internet, conheça o meu site e minha página no Facebook.

Até mais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *