No artigo “Controle e Prevenção do Stress: ATIVIDADE FÍSICA” explicamos como o movimento do corpo e a atividade física nos ajuda no controle e manejo do stress.

Uma estratégia que nos ajuda muito quando já vivemos em resposta de stress é a realização de cuidados com o sono, também chamada de higiene do sono.

O que é a higiene do sono?

Da mesma forma que tomamos certos cuidados com a higiene bucal para termos sempre uma boa qualidade de vida e saúde (por exemplo, a escovação regular dos dentes, o uso de fio ou fita dental, o uso de enxaguantes bucais, a visita periódica ao dentista), também precisamos tomar certos cuidados para garantir que tenhamos uma boa qualidade de sono e por consequência – qualidade de vida e saúde. A esses cuidados dá-se o nome de higiene do sono.

Como a higiene do sono nos ajuda a manejar o Stress

O sono é uma necessidade vital básica para o ser humano. Durante o sono, enquanto nosso corpo e mente descansam dos estímulos do ambiente o nosso organismo produz substâncias químicas que o corpo precisa para funcionar enquanto estamos acordados. Se não dormimos ou não dormimos bem o organismo não produz essas substâncias e nosso corpo e mente adoecem. Em outras palavras, se não dormimos bem, não funcionamos bem: podemos ter uma baixa em nosso sistema imunológico, podemos desenvolver problemas de memória e ainda, podemos desenvolver uma condição mental alterada que pode promover dificuldade de concentração e aprendizagem, estados confusionais, alucinações e até crises de ansiedade e/ou depressão. Sabia disso?

Pesquisas em psicologia e fisiologia evidenciam correlação entre sono de qualidade ruim e ansiedade. Por isso, cuidar da qualidade do sono nos ajuda em duas questões: nos ajudam a fazer uma adequado manejo de nossa reação de stress e nos ajuda no controle da ansiedade.

Cuidados necessários com o sono – como fazer a “higiene do sono”

Apesar de ser algo natural, para dormir não basta deitar-se e fechar os olhos. É necessário que haja uma condição adequada para isso. Em termos ideais isso significa dormir à noite e ficar acordado durante o dia. A ausência da luz solar naturalmente induz nosso corpo a dormir. Ao mesmo tempo, a temperatura da noite é menor que durante o dia – o que ajuda a diminuir também um pouco da nossa temperatura corporal. Novamente, em condições ideais, durante o dia você deve ter realizado bastante atividade física simplesmente ao fazer as coisas do cotidiano e está com o corpo cansado. O cansaço do corpo também ajuda a relaxar e ter boa qualidade do sono. Contudo, sabemos que nossa vida moderna não é assim.

Ficamos muito mais tempo acordados por conta das luzes artificiais. Não refiro aqui apenas às luzes que usamos para iluminar os cômodos durante a noite, mas também e principalmente à luz da tela de smartphones, computadores e televisores. Expostos a tanta luz, nosso corpo não é induzido a dormir.

Enquanto estilo de vida e trabalho, muitos de nós não realiza atividades físicas que exercitam e cansam o corpo durante o dia. Como resultado, o corpo não está procurando a cama e podemos ter dificuldade para iniciar o sono.

Também do ponto de vista do estilo de vida, estamos tão conectados com compromissos, deveres e interesses que não descansamos mesmo quando estamos em casa. Como consequência, nossa mente fica com dificuldade de se desligar dessas atividades e vamos para a cama preocupados, agitados e com dificuldade para dormir.

Por essas razões, como higiene do sono nós precisamos:

  1. DISCIPLINA: Respeitar nosso corpo e reservar para ele a quantidade de horas de sono que ele necessita. Por isso a ideia é definir e cumprir um horário de ir para a cama e um horário para acordar. É só indo para a cama que você vai condicionar seu corpo a sentir sono na hora certa.
  2. FAZER JEJUM DE TELAS ELETRÔNICAS: Sabe aquela hora que você definiu para ir dormir? Então, né! Duas horas antes, desconecte-se das telas eletrônicas e diminua a quantidade de luzes acesas em casa. Isso vai fazer seu corpo sentir que a luz está “indo embora” e que você deve dormir. Assim você ajuda seu corpo a sentir sono na hora certa.
  3. CANSAR O CORPO DURANTE O DIA: Não me diga que você trabalha sentado o dia todo! Se ao final do dia você está apenas com a “cabeça cansada”, você precisará cansar o corpo por meio de alguma atividade física. Vale caminhada, academia, ginástica, dança, o que preferir. A ideia é cansar o corpo. Mas há que se tomar o seguinte cuidado: fazer atividade e ir direto para a cama pode fazer com que você tenha dificuldade para dormir porque o corpo ainda está acelerado pela atividade física. Então, faça a atividade física uma ou duas horas antes de ir para cama, no mínimo. Assim seu corpo tem um tempo para desacelerar e curtir aquela vontade de ir para a cama. Naturalmente.
  4. DESCONECTAR-SE DAS PREOCUPAÇÕES: De repente você pode aproveitar o período de jejum de telas eletrônicas para cansar o corpo em alguma atividade física… e quem sabe até ler um livro (de papel, não de tela eletrônica!) enquanto descansa da atividade física para desacelerar o corpo e a mente. De repente fazer um artesanato… ou uma meditação ou ainda uma oração de sua preferência. Viu como tem jeito?
  5. TORNAR O QUARTO AGRADÁVEL: Deixar o quarto previamente arrumado e pronto para o sono é fundamental. Se possível, deixar a temperatura do quarto agradável. Afinal, ninguém dorme direito quando passa frio ou calor. Que tal criar a sua rotina de dormir? Deixar a cama com a coberta já estendida e o travesseiro já do jeito que gosta faz dar vontade de ir para a cama. Em seguida, que tal mudar de roupa e ir escovar os dentes? Se fizer isso todos os dias (quero dizer, todas as noites) você criará uma rotina que dirá para a sua mente: ei, vamos dormir!
  6. CUIDAR DA SUA SAÚDE: Há certos problemas de saúde, como o da apneia do sono (o famoso ronco) que são a causa de sonos de pouca qualidade. Por isso, se você tem dificuldades para dormir, procure um profissional da área da saúde para ajudá-lo a verificar se a insônia ou dificuldade para dormir decorre de algo físico ou apenas do seu estilo de vida.

Tomar medidas de higiene do sono não é algo impossível. É viável, desde que você se planeje para isso e faça o seu plano valer.

Fazendo assim, você estará obtendo não apenas uma melhor qualidade de vida, mas também recursos para seu corpo não sofrer de stress ou ansiedade.

Gostaria de aprender como a expressar melhor com suas preocupações e sentimentos? Quer saber como posso lhe ajudar a viver com boa qualidade de vida? Entre em contato ! Estou à disposição.

Gostou do artigo? Convide seus amigos para se cadastrar e também receber nossos textos. Basta visitarem o blog pelo link www.weberlimarosa.com.br/blog .

E se quiser falar comigo, estou à disposição pelo whats (19) 98388 6096

Sugestão de leitura

Santos, M. A. G. dos; Nakano, T. de C. Síndrome de apnéia obstrutiva do sono: avaliação da ansiedade em pacientes recém-diagnosticados. Revista Interação em psicologia, Curitiba, vol. 19(1): p. 97-106, jan.-abr. 2015. Disponível em <<https://revistas.ufpr.br/psicologia/article/download/35576/29075>>. Acesso em 14 jun 2019